Um novo olhar sobre a nutrição
31/1/2018
 
Não, não é fácil. Mudar hábitos alimentares e aban-donar uma vida sedentária requer muito esforço, disci-plina e força de vontade. Mas isso é possível, e pode ser realizado de maneira cons-ciente e sem sofrimento. É o que afirma a nutricionista Esther Pelinsari, baseada em seus 10 anos de experiência na área. “Conseguimos elaborar uma dieta adequada à rotina e aos hábitos do paciente. Não existe fórmula mágica ou regimes tabelados, nosso trabalho é individual, adaptado, e requer disciplina e determinação”, disse Esther, que atende na clínica MultVision em Monlevade.
A profissional alerta sobre dietas da moda que, geralmente, são muito radicais. “Não precisamos e nem devemos cortar todos os carboidratos. Lançam novas dietas todos os dias, e as pessoas aderem, sem pensar nos riscos para a saúde. Nenhum radicalismo é saudável. E a probabilidade do ganho de peso posteriormente é bem alta”, afirmou Esther.
Sobre as cirurgias bariátricas, ela afirmou que o procedimento é indicado pelo médico com base nos critérios IMC, doenças associadas, tempo de doen-ça e idade do paciente. “Seguimos normas para encaminhar um paciente para a cirurgia bariátrica. A cirurgia é invasiva, e altera radicalmente a vida do paciente. Além do acompa-nhamento nutricional e mé-dico, eles também precisam de acompanhamento psicológico, para saber lidar melhor com tantas mudanças. A depressão e a ansiedade podem ocorrer nesses casos”, disse. “A cirur-gia não é mágica, ela altera o organismo, e o paciente perde muito peso, em pouco tempo. Mas isso não quer dizer que ele nunca mais volte a engordar. É necessário um acompanhamento nutri-cional, e uma dieta balanceada”, completou.
Esther explicou sobre o emagrecimento além da balança. “Os pacientes não podem se limitar à eliminação de peso apenas na balança. Alguns per-dem peso rápido, outros demoram um pouco mais, mas há outros benefícios da alimentação balan-ceada que não podem ser mensurados, a disposição mental e física, o ânimo, melhora do sono. A busca pela qualidade de vida é maior que apenas quilos eliminados”, encerrou a nutricionista.
Rua Ayres Quaresma, 245, Nossa Senhora
da Conceição - João Monlevade - MG
Atendimento
31 3851.6393
Atendimento Whatsapp
31 9.8523.1067